Indicadores do dia a dia
Mesmo sem perceber estamos a todo tempo pensando e vivendo em meio a indicadores. Desde crianças já lidamos com eles. Basta lembrar-se de nossa preocupação até chegarem os nossos indicadores semestrais de desempenho: as notas escolares. Por meio desses indicadores sabíamos em qual disciplina estávamos bem ou em qual delas havia a necessidade de um esforço para se alcançar a tão importante meta, ou seja, a média para passar de ano.
Os indicadores nos acompanham por toda a vida. Há vários tipos de indicadores e diversas aplicabilidades para eles. Indicadores sociais como distribuição de renda, condições de moradia, trabalho e educação formam um importante banco de dados para o desenvolvimento de políticas públicas em favor da sociedade. Indicadores econômicos como, por exemplo, o PIB – Produto Interno Bruto que é utilizado para demostrar a situação de riqueza e desempenho econômico de um país, estado ou município.
Definição de Indicador
Diante dos diversos exemplos citados, já conseguimos aqui definir o que são indicadores: dados quantificáveis usados para avaliar ou comparar performance em termos de cumprimento de metas, apresentando suas tendências e progressos ao longo de um período. Os indicadores permitem uma simplificação das informações, facilitando desta forma a comunicação e tomada de decisão diante dos resultados.
Além dos indicadores sociais, econômicos, financeiros, temos também os indicadores ambientais. Seu objetivo é avaliar o desempenho de atividades ou processos em relação aos aspectos ambientais, sejam eles no ambiente privado ou governamental.
Indicadores Ambientais
No âmbito governamental, há diversos indicadores monitorados por órgãos ambientais como a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Esses dados são disponibilizados à população e trazem uma análise quantitativa das condições ambientais como, por exemplo, índice de qualidade da água, balneabilidade das praias, qualidade do ar, conforme mostra o gráfico abaixo.
Os indicadores ambientais gerenciados pelos órgãos ambientais podem ser consultados nos sites dessas organizações ou por meio de relatórios periodicamente divulgados. Veja um exemplo de relatório de qualidade da água no link:
https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2019/10/Relat%C3%B3rio-de-Qualidade-das-%C3%81guas-Interiores-no-Estado-de-SP-2018.pdf
ISO 14001 e os Indicadores Ambientais
Quando se trata de organizações privadas, na maioria delas, os indicadores ambientais fazem parte de um sistema de gestão ambiental geralmente pautado na norma ISO 14001. O requisito “9 – Avaliação de Desempenho” desta norma diz que as empresas devem monitorar, analisar e avaliar seu desempenho ambiental para desta forma demostrar a eficácia de seu sistema de gestão ambiental. Sendo assim, nada melhor que utilizar indicadores para esse monitoramento e tomada de decisões. Indicadores como índice de consumo de água e energia, geração de resíduos sólidos, acidentes ambientais são comumente encontrados nas empresas, principalmente nas indústrias.
Os indicadores ambientais podem ser divididos em três dimensões: pressões, condições e respostas. Os indicadores de pressão estão ligados as atividades humanas, como por exemplo, volume de efluente gerado, redução da cobertura vegetal, disposição de resíduos sólidos. Na dimensão de condições os indicadores representam a qualidade ambiental como áreas contaminadas, qualidade do ar, escassez de água. Por fim os indicadores de respostas são aqueles relacionados às ações do estado, das empresas ou das ONGs como, por exemplo, recuperação de áreas degradadas, investimentos em áreas verdes e em cursos e palestras voltadas a área ambiental.
É importante lembrar que os indicadores ambientais refletem diretamente na qualidade de vida da sociedade como um todo, pois demostram o estado ambiental de uma região, estado e país. Pode demostrar até mesmo o nosso desempenho individual. Quer medir seu indicador ambiental? Comece por acompanhar as contas de água e luz de sua residência. Ao final de um período de 6 a 13 meses você terá um resultado e poderá tomar decisões para melhorar seu desempenho individual. Isso pode ocorrer também a partira da medição da quantidade de lixo que você gera ou o quanto de combustível você gasta por mês.
Precisa de ajuda para melhorar seu desempenho ambiental por meio de definição de objetivos, metas e indicadores ambientais? Entre em contato conosco:
https://www.futuraqsma.com.br/gestao-ambiental/