Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) nas organizações

Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) nas organizações

Responsabilidade Ambiental

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo os atributos básicos como qualidade e preço de um produto ou serviço já não são mais suficientes para garantir o sucesso de uma empresa. Outras variáveis como, por exemplo, responsabilidade social e ambiental já são realidade na escolha do consumidor e também nas negociações entre grandes instituições.

Desde o final dos anos 90 há uma tendência das empresas, sejam elas públicas ou privadas, de bens ou serviços, investirem na área ambiental. A principal motivação é o atendimento a rígida legislação ambiental de nosso país, abrangendo licenciamento, estudos e controles ambientais e até mesmo ações de compensação e remediação. Porém, há outros motivos para o empresário brasileiro investir em meio ambiente, como por exemplo, aumento no desempenho ambiental, redução de custos com multas e outras penalidades, acesso ao mercado externo, melhoria da imagem institucional, acesso a incentivos governamentais e de instituições financeiras.

ISO 14001

Uma das formas das instituições demostrarem seu compromisso com o meio ambiente é a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental que pode ser atestado por meio de uma certificação. A certificação ambiental mais conhecida no mundo inteiro é a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. Esta norma internacional já está em sua terceira edição, sendo atualizada pela ultima vez no ano de 2015. Até o ano de 2012 o número de certificações ISO 14001 no mundo já passavam de 250.000. Já no Brasil, a primeira certificação ambiental veio no ano de 2001 e atualmente contamos com aproximadamente 2100 instituições certificadas.

Qualquer tipo de empresa pode implantar um Sistema de Gestão Ambiental sejam elas indústrias dos mais variados tipos, hospitais, supermercados, escolas, bancos e até mesmo cemitérios. No Brasil os cinco maiores setores em número de certificações ISO 14001 são respectivamente: Construção civil, metalurgia, equipamentos elétricos, comercial e produtos plásticos.  

Cláusulas da ISO 14001:2015

A norma ISO 14001 versão 2015 é estruturada em capítulos que chamamos de cláusulas. Ao total são 10 grandes grupos de cláusulas que abordam tanto a parte ambiental como também a estratégica de uma empresa, sendo 7 delas auditáveis conforme mostra a figura a seguir.

Para se ter um Sistema de Gestão Ambiental baseado nesta norma é necessário que a empresa faça inicialmente um diagnóstico de seu contexto, ou seja, em que local está inserida, quais as influencias que ela pode gerar na região e também quais os fatores locais que podem influenciar no seu funcionamento. Além disso, é necessário avaliar os pontos fortes e fracos da instituição na área ambiental para que assim a empresa possa fazer um planejamento melhor. Conheça um pouco mais sobre essa cláusula no nosso vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=XpzDRF0Zi1I&t=204s

Outro ponto de extrema importância no atendimento da ISO 14001 é o levantamento de aspectos e impactos ambientais. A empresa deve verificar quais são os aspectos gerados pela empresa (emissões atmosféricas, resíduos sólidos, efluentes, uso de energia elétrica, etc) e desta forma prever os impactos decorrentes de sua atividade como, por exemplo, alteração da qualidade do ar, contaminação da água e solo, esgotamento de recursos naturais, entre outros. Desta forma é possível fazer uma análise de quais são os aspectos e impactos mais significativos para então elaborar controles operacionais e também a criação de objetivos e metas de melhoria.

Há também a preocupação com o atendimento ás legislações e outros requisitos legais como acordos setoriais ou internacionais e também o cuidado de se elaborar um plano de atendimento a emergências ambientais como incêndios e vazamentos de produtos tóxicos. A preocupação com o treinamento e competências de funcionários também está presente nesta norma já que o fator humano é primordial para um bom controle ambiental. Outros requisitos também fazem parte da ISO 14001 como auditoria interna e tratamento de não conformidades.

Sendo assim, é possível dizer que a certificação ambiental é uma forma de selecionar empresas que apresentam uma preocupação maio com o meio ambiente, não se limitando ao atendimento da legislação, mas sim mostrando pro-atividade nas questões ambientais.

A Futura Consultoria auxilia sua empresa na implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Conheça nossas soluções em
https://www.futuraqsma.com.br/gestao-ambiental/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?