Moda e Sustentabilidade: a forma de me vestir influencia o meio ambiente?

Moda e Sustentabilidade: a forma de me vestir influencia o meio ambiente?

Moda versus Sustentabilidade

O mundo fashion é atraente e isso não se pode negar. Em meio a modelos belíssimas, diversidade de tecidos e cores, desfiles badalados e propagandas assertivas, a moda no Brasil e no mundo segue ditando tendências não só na maneira de se vestir, mas também de se comportar. A moda é um mercado que movimenta muito dinheiro e traz a cada coleção varias novidades que enchem os olhos dos consumidores.  De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil está em quarto lugar no ranking dos produtores mundiais de roupa, sendo o faturamento do setor têxtil R$ 37 bilhões no ano de 2016.

Lojas de departamento

Mas será que em meio a todo esse glamour, você já parou para pensar de onde vêm as roupas que você veste? Ou quem são as pessoas responsáveis por fabricá-las? É importante dedicar alguns instantes a essas questões já que a indústria da moda é responsável por impactos  diversos em toda sua cadeia produtiva, sejam eles ambientais ou sociais.

Impactos do Mundo Fashion

Para se ter uma ideia, a estimativa de produção mundial chega a 80 milhões de peças de roupas por ano. São cerca de 50 coleções anuais, quase uma por semana. É o que chamamos de fast fashion.   Neste processo, a lógica é produzir enormes quantidades de roupas e calçados desde que haja pessoas que possam comprar. Para isso, o preço deve ser bem baixo e o ritmo de produção incessante. É assim que os problemas ambientais e sociais começam a surgir.

Impactos Ambientais

Pensando no viés ambiental, podemos tomar como exemplo uma calça jeans. Ao avaliar o ciclo de vida, ou seja, qual a forma que determinado produto é desenvolvido, produzido, usado e descartado, é possível perceber os impactos ambientais que ele pode gerar. Para ser fabricada a calça jeans demanda primeiramente de algodão. O plantio de algodão requer uma parcela de solo, uso de água na irrigação e até mesmo uso de combustível nas máquinas usadas na colheita. Posteriormente, temos a tecelagem, corte e costura em que há a utilização de energia elétrica, e muitas vezes a geração de efluente industrial. I

Pegada hídrica – artigos de moda

Na sua etapa de uso, a calça jeans também é levada e passada, o que demanda mais água e uso de energia elétrica, sem falar no descarte final. Sendo assim podemos notar que na fabricação de uma simples calça jeans demandamos de diversos recursos naturais (água, solo, energia, combustível fóssil, etc.) e também geramos resíduos e efluentes.

Impactos Sociais

E quais os impactos sociais do mundo na moda? Com certeza você já deve ter ouvido por aí sobre trabalho escravo. Isso mesmo! Trabalho em condições degradantes, com altas cargas horárias e sem nenhum tipo de garantia ao trabalhador. Trabalho este que muitas vezes é feito por imigrantes ilegais que vivem em porões de bairros centrais de cidades como São Paulo. Infelizmente para atingir a demanda necessária a custos baixos, algumas empresas se utilizam de mão de obra escrava e até mesmo de trabalho infantil.

Trabalho escravo infantil por trás do mundo fashion

Moda Sustentável

Se você gosta de moda, mas também preza pela sustentabilidade do nosso planeta pode se animar, pois várias iniciativas estão surgindo, trazendo benefícios para o consumidor, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.  Um ótimo exemplo são as bibliotecas de roupa. Elas funcionam como um grande guarda-roupas compartilhado, onde você paga um preço fixo e pode usar todas as peças de vestuário do acervo. Desta forma você estará sempre com roupas diferentes, porém o impacto ambiental é bem menor do que se você comprasse essas peças e utilizasse de forma individual. Há também as feiras de troca e brechós que trazem o conceito de reutilização.

Caso seja realmente necessária a compra de uma nova roupa, é preciso levar em conta algumas questões:

  • A empresa de que estou comprando possui práticas éticas e sustentáveis de trabalho?
  • Posso comprar de um produtor local?
  • Posso comprar de uma marca que me fornece informações de seus processos produtivos e que seja de boa qualidade?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a cadeia produtiva da moda e as alternativas sustentáveis disponíveis, fica mais fácil de escolher seu novo look, ou até mesmo reinventar seu vestuário com peças do seu guarda-roupa, basta usar a imaginação.

Moda sustentável para o futuro

É sempre importante repensar a forma de consumir produtos e serviços. A Futura Consultoria colabora com o consumo consciente por meio de seu Projeto SustentABC. Neste projeto trabalhamos conceitos de consumo consciente com o objetivo de reduzir a geração de resíduos sólidos e estimular o desenvolvimento local. Confira mais informações em: https://www.futuraqsma.com.br/sustentabc/

8 Responses

    • Infelizmente o trabalho infantil no Brasil ainda é uma realidade, seja na indústria da moda ou atividades como agricultura. carvoaria, entre outras…
      É necessário que se tenha compromisso empresarial, do governo e da sociedade como um todo.
      Para denunciar o trabalho infantil Disque 100.

  • Estas empresas suelen contar con expertos que realizan estudios exhaustivos sobre el ciclo de vida de la ropa y, con su visto bueno, las colecciones comienzan a rodar. El estilo personal antes que nada. A la hora de la verdad, quienes llevan la moda son las personas. No todas siguen las tendencias, aunque muchas son esclavas de ellas.

    • Obrigada por contribuir com a discussão Tracy. Realmente é importante que as empresas avaliem seu ciclo de vida e que as pessoas repensem a forma de comprar e usar suas roupas por um olhar adequado e não sendo escravas da moda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?