A procura de produtos mais “verdes”
A cada dia aumentam a diversidade e quantidade de produtos sustentáveis e ecologicamente corretos lançados no mercado. Gradativamente a população vem tomando consciência e se sensibilizando frente aos impactos ambientais. Hoje em dia é clara a preferencia dos consumidores aos produtos “Verdes” e à organizações transparentes, que tenham maior compromisso à responsabilidade sociais e questões ambientais. Mas como saber se, de fato, as empresas estão adotando politicas ambientais e de qualidade e não só uma estratégia de marketing?
Uma das formas mais fáceis e práticas é observar na embalagem do produto um “selo verde oficial” ou conferir se a empresa possui uma certificação ambiental especifica. Normalmente os produtos acompanham as rotulagens obrigatórias na sua embalagem, que são os selos de advertência ou informação, indicando alerta (Produtos tóxicos, perigosos, etc). Próximos à estes selos, se o produto possuir, está localizado o selo verde, que é voluntário, indicando que empresa adota todas as práticas exigidas para receber a certificação.
Tipos de Selos Verdes
Existem diversos tipos de selos: selos de construções sustentáveis, madeira certificada, produtos veganos, orgânicos, entre outros. Cada um deles, no seu processo de certificação, exige que sejam atendidos parâmetros e critérios de excelência na sua especificidade. Para tanto, todas as fases de fabricação do produto são avaliadas, desde o manejo para extração do recurso natural, até o recebimento pelo consumidor final. Além disso devem ser contempladas em todas as etapas as esferas ambientais, sociais e econômicas.
Como obter os selos verdes?
O selo é obtido após um um organismo certificador, ou certificadoras acreditadas, avaliar e assegurar o atendimento de todos os princípios do selo. Dentre os mais frequentes entre as certificações estão: o atendimento de todas as legislações aplicáveis; Responsabilidade e direitos de uso de terra; Relações comunitárias, Desenvolvimento Social e Econômico das regiões de atividade; Direitos de povos indígenas; e Direito e Segurança dos trabalhadores; Impactos ambientais, racionalidade de recursos e Zelo pela diversidade.
Todos estes princípios garantem ao consumidor uma garantia que a fabricação do produto segue normas ambientais, de segurança e de qualidade, permitindo a escolha de um produto com valor diferenciado ou agregado, capaz de conquistar um público mais eficiente e abrir novos mercados.
Além disso já é comprovado os benefícios desta prática em lucros financeiros, melhora nas relações com stakeholders, melhora no desempenho de operações, diminuição de geração de resíduos, garante uma imagem positiva da empresa para consumidores, como também aumentam as chances de investimento na empresa.
Por: Suellen Vieira – Cientista Ambiental
Fontes: GRAVONSKI et al., 2006; AVILA e PAIVA, 2006; JONG et al., 2014)